Práticas de ensino e investigação supervisionados

  • Sérgio Manuel Martins de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O desempenho de um conjunto de funções inseridas no Estágio Profissional originou o planeamento, operacionalização e balanço das ações realizadas. Assim, o presente relatório foi elaborado com o intuito de refletir sobre os acontecimentos ocorridos ao longo do Estágio Profissional, que decorreu na Escola EB2,3 Gil Vicente, na cidade de Guimarães, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Informática. O foco essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos principais procedimentos e estratégias adotados na condução da Prática Letiva, onde estão inseridas a Atividade Letiva e a Assistência às aulas, tanto na componente científica como pedagógica, salientando a forma como as principais dificuldades foram sentidas e superadas. Na introdução, é feito o enquadramento do Estágio Profissional do ponto de vista académico, legal e institucional. O relatório é constituído por três capítulos. No primeiro capítulo – Enquadramento Científico e Pedagógico do Estágio, é feito o enquadramento teórico da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente abordando o conceito de currículo, a sua concretização no ensino básico, o papel do professor na gestão do processo de ensino/aprendizagem e a avaliação do processo educativo. No segundo capítulo – Prática de Ensino Supervisionada, é realizado um enquadramento da prática profissional, nomeadamente a caracterização do contexto escolar, com a apresentação e caracterização da Escola Cooperante e da Instituição Universitária, responsável pelo Mestrado. Posteriormente faz-se uma apresentação mais aprofundada do Estágio Profissional, onde são retratadas de forma detalhada as vivências decorridas durante o estágio, quer a nível das atividades letivas, reuniões de acompanhamento e aulas assistidas, bem como a apresentação dos materiais, recursos didáticos utilizados e avaliação efetuada, em função das características das turmas e do reconhecimento da sua heterogeneidade. O terceiro capítulo – Componente Científica de Investigação, reporta-se à descrição do artigo científico elaborado, com orientação supervisionada da Instituição de Ensino Superior, no âmbito das Jornadas de Ensino de Informática. Por fim, são apresentadas as considerações finais e uma conclusão sobre o processo de estágio e o seu impacto a nível pessoal e profissional e que influenciarão as opções efetuadas no futuro.
Data do prémio2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSílvia Maria Castro Fortes Cardoso (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Estudos em Ensino de Informática

Citação

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