Práticas educativas coercivas
: punição em crianças de idade pré-escolar

  • Liliana Rodrigues da Cruz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este trabalho de Investigação teve como propósito analisar a relação das crenças punitivas físicas dos pais, no desenvolvimento psicossocial das crianças em idade préescolar. O estudo foi realizado com um grupo de 64 crianças, de ambos os sexos, de uma IPSS da cidade de Braga. Contámos com a colaboração das respetivas educadoras e dos pais para o preenchimento dos questionários por nós utilizados. Ao longo do trabalho de investigação verificámos que problemas de internalização e de externalização não surgiram associados, de forma significativa, à idade da criança. Não foram identificadas diferenças de género. O mesmo se verificou para a perceção da qualidade da relação mãe-filho, crenças sobre a punição física e PEP. A perceção da qualidade da relação mãe-filho/a não revelou estar associada aos problemas de internalização. Contudo, as mães que percecionaram a relação com o/a filho/a como mais conflituosa, foram aquelas que identificaram mais problemas de comportamento no/a filho/a. Concluímos ainda que os problemas de internalização e externalização não revelaram estar associados às crenças sobre a punição física nem às PEP. As crenças sobre a punição física demonstraram estar marginalmente associadas à proximidade. Assim, as mães que relataram menor proximidade com o/a seu/sua filho/a, foram aquelas que apresentaram crenças mais favoráveis sobre a punição física. As mães que relataram menor proximidade foram aquelas que, simultaneamente, relataram um maior conflito com o/a filho/a.
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorFilomena Ponte (Supervisor)

Keywords

  • Punição física
  • Práticas educativas parentais
  • Desenvolvimento sócio emocional

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação Especial

Citação

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