Práticas inovadoras no acolhimento residencial de jovens
: avaliação deo projeto "Assembleia de jovens"

• Rafaela Beatriz da Cunha e Lopes (Aluno)

O presente trabalho de investigação tem como objetivo principal avaliar o “Projeto Assembleia de Jovens” desenvolvido numa casa de acolhimento de rapazes, em Guimarães. Pelas suas caraterísticas, é um projeto que se enquadra na literatura relativa à exclusão social nas crianças e jovens, revista brevemente no início deste trabalho.
A análise conduzida terá como base a Metodologia de Análise de Implementação desenvolvida por Mendes (2006), através da qual identificaremos e explicaremos possíveis falhas que possam ter condicionado a implementação do projeto. De acordo com esta metodologia, as falhas de implementação podem dever-se à existência de três tipos de restrições: de viabilidade, de racionalidade individual ou de compatibilidade de incentivos.
Na condução deste trabalho recorreu-se à recolha documental, à análise de dados estatísticos e à realização de entrevistas aos participantes no projeto.
A análise levada a cabo levou-nos a concluir que, embora o projeto tivesse cumprido a maioria dos objetivos definidos nos 18 meses de execução, existem algumas falhas de implementação. Não obstante a estas falhas, a metodologia de participação que o projeto ensaiou poderá revelar-se como uma ferramenta importante nas rotinas das crianças e jovens, que se encontram aos cuidados de uma instituição de acolhimento.
Data do prémio7 jul 2016
SupervisorLiliana Fernandes (Supervisor)