As atividades que privilegiam a capacitação e a participação dos atores locais em projetos de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente em países do Sul, desempenham um papel decisivo na mudança social desejada. Sobretudo quando são equacionadas como práticas sociopedagógicas. Isto é, quando surgem enquadradas articuladamente pela educação e pela solidariedade social. Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação/Pedagogia Social e tendo por base a análise reflexiva do nosso percurso profissional, designadamente em projetos de cooperação internacional, este trabalho procurou evidenciar uma visão comprometida com a ação centrada no próximo, enquanto sujeito de alteridade reconhecido como ator principal do seu próprio desenvolvimento e da sua comunidade.
Data do prémio | 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Isabel Baptista (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação
Práticas sociopedagógicas na cooperação para o desenvolvimento: participação e capacitação
Couto, F. J. A. D. (Aluno). 2013
Tese do aluno