Ao falar de desenvolvimento infantil, é necessário ter em conta que este ocorre em várias áreas. Acontece a nível motor, cognitivo, psicolinguístico e socioemocional, onde diversas mudanças acontecem com o decorrer do tempo. Crianças nascidas prematuramente apresentam um pior desenvolvimento no que diz respeito à inteligência e outras medidas de funcionamento neurológico, exibindo um maior risco para desenvolver problemas a nivel comportamental, assim como, dificuldades a nível das interações sociais, o que poderá prejudicar de alguma maneira a relação com os seus cuidadores (Wallace, McCarton & Bennett, 1995). Existe risco no desenvolvimento das crianças expostas a fatores de risco biológicos (Ex.baixo peso e idade gestacional) e ambientais (Ex. baixos recursos socioeconómicos, fraca estimulação parental). Dentro dos fatores de risco biológicos, o autor refere o peso à nascença e a idade gestacional como os mais importantes preditores no prognóstico do desenvolvimento infantil (Benn, 1993, cit.in Mancini, Megale, Brandão, Melo & Sampaio, 2004). O objetivo deste estudo é a descrição de um perfil desenvolvimental de crianças, entre os 4 e 5 anos, nascidas prematuramente. Assim como, compreender o impacto dos fatores de risco biológicos e ambientais no seu desenvolvimento. O estudo foi constituído por 33 crianças nascidas prematuras (menos de 35 semanas e menos de 2,500gr). Para avaliar as várias áreas do desenvolvimento foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths dos 2 aos 8 anos. Após uma análise, verificou-se que os resultados obtidos indicaram que não existem diferenças significativas entre o peso à nascença, a idade gestacional e o tempo de internamento quando comparados com os resultados globais obtidos na Escala de Desenvolvimento. Os resultados obtidos mostraram ainda que existem diferenças estatisticamente significativas apenas na escala A (escala da locomoção), onde o sexo masculino obteve valores mais elevados do que o sexo feminino.
Data do prémio | 12 jul. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Elisa Veiga (Supervisor) |
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Prematuridade e desenvolvimento: caraterização do perfil desnvolvimento de um grupo de crianças prematuras (RNMBP e RNEBP)
Hernandez Reis, A. C. (Aluno). 12 jul. 2013
Tese do aluno