Preservação de patrimônio bibliográfico em Museus-Casas
: O Museu Casa de Rui Barbosa

• Edmar Gonçalves (Aluno)

A tese reflete sobre a preservação de bibliotecas históricas situadas em meio a circuitos de museus-casas, onde as encadernações de seus livros se revestem de especial significado. Comenta sobre o museu-casa como uma tipologia especial de museu, onde as bibliotecas precisam ser tratadas sob os princípios da conservação e restauração. Discorre sobre as ações de preservação desenvolvidas para proteção do acervo bibliográfico do Museu Casa de Rui Barbosa, bem como sobre as características de suas encadernações. Apresenta os resultados do diagnóstico realizado em um grupo de livros e as intervenções realizadas para resgatar suas características originais e identidade histórica.
Data do prémio1 out 2021
SupervisorCarolina Barata (Supervisor) & Henrique Manuel Pereira (Co-Orientador)

• Patrimônio bibliográfico
  • Preservação de acervo bibliográfico