Prevenir para uma sexualidade saudável construir intervenção de enfermagem comunitária com adolescentes

  • Rita Isabel Valente Nunes de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A escola é o local ideal para a implementação de programas de promoção de
comportamentos saudáveis nas crianças e adolescentes (Pender et al, 2015). A definição de educação para a saúde vai ao encontro da definição de literacia em saúde pois resultam do envolvimento dos conhecimentos, motivação e competências pessoais, permitindo uma tomada de decisão consciente e promotora de saúde (Ordem dos Enfermeiros [OE], 2011; Sorensen et al., 2012). A adolescência é uma fase crucial no desenvolvimento da personalidade e consequentemente na promoção de comportamentos saudáveis (Pender et
al, 2015). A sexualidade, enquanto aspeto central do ser humano, é, nos adolescentes, um ponto propulsor da promoção da saúde, pelo que deve ser um foco para os enfermeiros no contexto escolar, onde a educação para a saúde é essencial. Nesse sentido, através da Metodologia do Planeamento em Saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, numa escola da abrangência da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) ‘Saúde a Seu Lado’ em Odivelas, junto de duas turmas de 9º ano. Este foi iniciado pelo diagnóstico de situação, com o levantamento de problemas existentes na amostra, através da aplicação do Questionário de Conhecimentos sobre Sexualidade de Carvalho et al. (2017). Seguiram-se todas as fases desta metodologia, sustentando o projeto no referencial teórico de Nola Pender, o Modelo de Promoção da Saúde. A avaliação do projeto permitiu concluir que existiu um contributo para a literacia em saúde sobre afetos e sexualidade junto da amostra, objetivo geral deste projeto de intervenção comunitária, não só pelo aumento de conhecimento verificado, como também pelo trabalho de consciencialização realizado com os alunos. A realização deste projeto, concomitantemente com as atividades desenvolvidas ao longo do estágio final, contribuíram para o desenvolvimento de competências de mestre em enfermagem e de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública.
Data do prémio30 jun. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorElisa Maria Bernardo Garcia (Supervisor)

Keywords

  • Saúde escolar
  • Literacia em saúde
  • Adolescentes
  • Sexualidade
  • Enfermagem comunitária

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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