Price competition with cost heterogeneity and prominence

  • Salvador Maia de Loureiro Cardoso de Menezes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

É o objectivo desta tese explicar como, numa plataforma para comparar preços, onde proeminência é leiloada a retalhistas com custos marginais diferentes, o retalhista com custos marginais mais baixos, contra-intuitivamente, em certas condições, vai cobrar preços mais altos em média do que os outros. Isto acontece porque os consumidores têm que incorrer custos de procura heterogéneos quando utilizam a plataforma, consequentemente alguns consumidores compram ao retalhista prominente enquanto que outros compram ao retalhista que pratica o preço mais baixo. Isto implica que a empresa prominente enfrenta uma procura menos elas tica e que, assim sendo, é mais fortemente incentivada a praticar preços mais altos. A empresa com custos mais baixos consegue, para o mesmo preço, obter margens mais elevadas. Consequentemente, se a proporção de consumidores desinformados for suficientemente elevada, esta empresa está disposta a licitar mais do que as outras para obter prominência. Uma empresa prominente com custos baixos está sujeita a efeitos contraditórios, os custos marginais inferiores incentivam preços médios mais baixos, no entanto acesso exclusivo aos consumidores desinformados incentiva preços médios mais altos. Se este segmento da procura for suficientemente grande o segundo efeito domina e a empresa com os custos mais baixos cobra um preço médio mais alto que uma empresa com custos mais altos.
Data do prémio25 out. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCatarina Reis (Supervisor) & Samir Mamadehussene (Supervisor)

Keywords

  • Teoria de jogos
  • Preços
  • Plataformas
  • Proeminência

Designação

  • Mestrado em Economia

Citação

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