Primeiro estudo sobre a produção pictórica de Vitorino Ribeiro
: géis de limpeza de PVA-Bórax

  • Teresa Burnay Summavielle Allen Valente (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório diz respeito ao estágio curricular desenvolvido na Divisão Municipal de Museus (DMM) da Câmara Municipal do Porto e com foco no estudo sobre a produção pictórica do pintor Vitorino Ribeiro (1849-1928) e a exploração de metodologia de limpeza com hidrogéis PVA-Bórax. A primeira parte do estágio realizou-se nas Reservas Municipais de Ramalde e teve como objetivo o levantamento e inventariação da Coleção de pintura Joaquim Vitorino Ribeiro, assim como o estudo técnico, artístico e histórico de quatro esbocetos do artista, pertencentes a um conjunto de 24 obras todas da mesma época. Estas pinturas têm características em comum como, por exemplo, representarem temáticas condizentes com a fase de formação artística, carimbos do fabricante, carimbos indicadores dos formatos normalizados das telas, a utilização de grades fixas, preparações comerciais sobre as quais o artista aplicava imprimaduras acinzentadas nas carnações. A investigação reúne, então, o estudo sobre Vitorino Ribeiro e o seu percurso como artista e as influências técnicas artísticas e históricas dos seus Mestres e colegas contemporâneos. Trata-se do primeiro estudo feito ao acervo de pintura pertencente à Coleção Vitorino Ribeiro doada à Câmara Municipal do Porto, assim como a um pequeno conjunto de obras selecionadas pelas suas caraterísticas superficiais. Já a segunda parte do estágio destinou-se à exploração da metodologia de limpeza através de hidrogéis de PVA-Bórax sobre quatro esbocetos e à intervenção de conservação e restauro integral de um desses esbocetos que apresentava maiores problemas. O critério para a escolha das quatro obras baseou-se nas diferentes características superficiais: um esboceto com um verniz final não-original e em más condições; um esboceto sem qualquer revestimento final; um esboceto com pentimenti e com áreas da preparação expostas e por fim, um esboceto com manchas concêntricas brancas à base de calcite e sulfato de bário, segundo µ-FTIR. Estas manchas foram encontradas em mais obras pertencentes à coleção, pelo que o seu estudo se revestiu de particular importância, embora sejam necessários mais meios e estudos para aprofundar as causas e soluções para este fenómeno. Pretendeu-se dar um contributo para o conhecimento deste pintor tão pouco estudado, assim como da coleção de pintura existente na DMM, potenciando a sua divulgação e a sua re-descoberta.
Data do prémio17 nov. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Aguiar (Supervisor) & Carolina Barata (Co-Orientador)

Keywords

  • Joaquim Vitorino Ribeiro
  • Coleção de pintura
  • Géis PVA-Bórax
  • Limpeza

Designação

  • Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais

Citação

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