A presente investigação tem como objetivo caracterizar problemas emocionais e de comportamento em crianças que vivem em contexto de reclusão com as suas mães, em Portugal. De forma a cumprir o objetivo da investigação, recorreu-se à administração de questionários da bateria ASEBA, a mulheres que residem num estabelecimento prisional, assim como, à educadora de infância das crianças participantes. Foi utilizada uma metodologia mista para a análise dos dados. A amostra foi constituída por 5 crianças entre os 20 e os 34 meses de idade. Foram administrados os questionários Child Behavior Checklist for Chilren 1 ½-5 (CBCL 1 ½- 5) e a Caregiver-Teacher Report Form 1 ½- 5 (CTRF 1 ½-5). Os resultados mostram que todas as crianças avaliadas apresentaram classificações normativas, sugerindo um padrão de funcionamento típico e saudável em termos de problemas emocionais e de comportamento. Do ponto de vista prático, este estudo exploratório foi realizado com o intuito de colmatar a falta de estudos nesta área em Portugal, e desta forma contribuir para um maior conhecimento quanto ao desenvolvimento de problemas emocionais e de comportamento destas crianças que se encontram privadas de um conjunto de experiências consideradas como normativas.
Data do prémio | 14 jul. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Alexandra Carneiro (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador) |
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- Crianças
- Reclusão
- Problemas emocionais
- Problemas de comportamento
Problemas emocionais e de comportamento em crianças em reclusão com as mães
Rodrigues, M. C. L. (Aluno). 14 jul. 2023
Tese do aluno