O projeto de estágio decorreu no Museu d’Art Contemporani de Barcelona, em Espanha, no âmbito do qual se acompanhou as problemáticas no dia-a-dia do museu. O trabalho de estágio incidiu na intervenção de conservação e restauro, sobretudo nas obras de pintura, da exposição Soc totes les que he sigut [Sou todas as que fui] da artista catalã Fina Miralles, cronologicamente datada entre 1973 e 2020. A intervenção prática enquadrou-se nos princípios do Código da Ética do conservador-restaurador, adotando se a intervenção mínima com respeito pelo original e em concordância com as indicações da artista. A intervenção permitiu devolver a leitura original à obra, restituindo a harmonia e o equilíbrio pretendidos. As problemáticas dominantes na exposição traduziram-se na necessidade de, em telas cruas sem preparação, adotar um tratamento de limpeza a seco, um método aquoso com gel de agar e um método por ação de impregnação, absorção e calor. Para além disso, a exposição permitiu entender a realidade da reprodução de uma obra artística, uma vez que em determinados casos foi necessário, substituir elementos originais devido ao seu estado de conservação. Desta forma, esta exposição revelou-se um exemplo de diversas problemáticas universais que pedem, indispensavelmente, critérios e ética de conservação e restauro.
Data do prémio | 4 mar 2021 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Aguiar (Supervisor) & Sílvia Noguer (Co-Orientador) |
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- MACBA
- Arte contemporânea
- Conservação e restauro
- Pintura
- Métodos de limpeza
- Substituição de elementos originais
- Reprodução de obras
- Mestrado em Conservação e Restauro de Bens Culturais
Processo artístico desde que o Museu d’Art Contemporani de Barcelona seleciona um artista até à montagem e manutenção de exposições temporárias: juízos práticos e conduta no caso de estudo da exposição temporária de Fina Miralles
Loureiro, M. S. (Aluno). 4 mar 2021
Tese do aluno