O desenvolvimento profissional é um processo que envolve aprendizagens, mudança e crescimento profissional. Entende-se o desenvolvimento profissional dos professores como um processo individual e coletivo, que se concretiza no local de trabalho do docente, a escola, e que contribui para o desenvolvimento das suas competências profissionais, através de experiências tanto formais como informais, num processo a longo prazo, e no qual se integram diferentes tipos de oportunidades e experiências que promovem o crescimento e desenvolvimento do professor (Marcelo, 2009). O presente relatório reflexivo pretende evidenciar a relevância e implicação da abertura à mudança de práticas, da emergência de processos conducentes à inovação e do surgimento de uma cultura colaborativa no desenvolvimento profissional em contexto. Num estilo de narrativa biográfica, é feito o relato dum conjunto de experiências profissionais significativas, vividas numa fase do percurso profissional posterior à mudança de uma escola particular, com setenta e cinco anos de existência, para uma escola nova, igualmente particular, mas acabada de fundar e apostada na capacidade de inovação e de assumir uma identidade própria, assente no legado de uma pedagogia inaciana. A experiência pessoal e profissional de integração na direção desta nova escola é determinante na caracterização desta etapa da vida profissional e vem revelar-se marcante como experiência de desenvolvimento profissional. A possibilidade de participação direta no pensar dos meios para habilitar a escola à aplicação de novas estratégias de desenvolvimento curricular e a outros aspetos inovadores da prática do ensino e da organização escolar, o envolvimento pessoal na emergência duma cultura colaborativa, o acompanhamento e troca de experiências com professores, capacitante de mais confiança e redução das suas incertezas, revela-se marcante nesta etapa do percurso profissional, pela implicação, enquanto docente, nos diferentes aspetos cognitivos, afetivos e relacionais da profissão. A reunião de condições conducentes à criação e sustentabilidade de um ambiente de trabalho inovador, desafiador e produtivo identifica-se como oportunidade de construção de formação e crescimento profissional.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
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- Desenvolvimento profissional
- Processos de mudança
- Inovação
- Trabalho colaborativo
- Mestrado em Ciências da Educação
Processos de mudança como possibilidade de desenvolvimento profissional: ma narração biográfica
Cardoso, A. M. C. F. R. (Aluno). 2012
Tese do aluno