Produção e marketing no panorama cinematográfico actual

• Catarina Vasconcelos Silva (Aluno)

Quando questionamos quem será o detentor da maior potência das produções cinematográficas a resposta é imediata, a América. O que não é imediato é perceber de que forma o continente americano se tornou na máquina de fazer cinema que vemos atualmente. Desde os Irmãos Lumiére que ditaram o inicio às projeções cinematográficas que a Europa não parou de inovar nesse campo e com ela, erguia os maiores génios da área. Ninguém estuda cinema sem perceber o avanço do inovador George Méliès, tal como, sem perceber o impacto que a Guerra Mundial teve na sua história. A presente dissertação serve de mote à exploração da história do cinema até aos dias de hoje. Ao perceber a origem do cinema, dá-nos a conhecer os grandes inovadores e apresentar a Europa que outrora detinha o monopólio das produções cinematográficas. Por outro lado, é explorado o papel do produtor e introdução do marketing no cinema. É feita a abordagem ao cinema português de maneira a perceber de que forma é realizado e comercializado o cinema em Portugal. Paralelamente à componente histórica é explorado o papel do produtor no contexto cinematográfico académico com o percurso do aluno, enquanto produtor no projeto final de mestrado. Este projeto é Pária, uma curta-metragem realizada no contexto do Mestrado de Som e Imagem, especialização em Cinema e Audiovisual. Será afinal devidamente reconhecido o papel do produtor? Aliás qual é verdadeiramente o papel do produtor? Terá Portugal a “independência” necessária para fazer cinema de qualidade? Ou estaremos condenados ao domínio americano? Estas são algumas perguntas que se impõe na construção da presente dissertação e às quais é feita uma tentativa de dar resposta.
Data do prémio21 jun. 2013
SupervisorAdriano Nazareth (Supervisor) & Carlos Ruiz Carmona (Co-Orientador)

• Produção cinematográfica
  • História