Production and characterization of bioactive peptides from blue mussel shells

• Daniela Marisa Vale Ferreira (Aluno)

Os mexilhões, são uma escolha muito popular de frutos do mar e o descarte de grandes quantidades de conchas de mexilhão levanta preocupações ambientais, levando a indústria a explorar duas abordagens principais para o seu reaproveitamento, a extração de carbonato de cálcio e a valorização da sua matriz orgânica, composta por proteínas, para uma utilização mais sustentável dos resíduos. Este estudo tem como objetivo extrair e caracterizar péptidos bioativos das conchas de mexilhão-azul (Mytilus edulis). Para extrair os péptidos bioativos das cascas dos mexilhões foram realizadas três etapas, a saber, desmineralização, solubilização e hidrólise enzimática. Em termos de desmineralização o rendimento global de extração foi de 84.6%, para a etapa de solubilização foi de 53.2% e para a hidrólise obteve-se um rendimento global de 59.1%. Os péptidos obtidos a partir da concha do mexilhão azul, exibiram atividades antioxidantes, nomeadamente 3.98 ± 0.41 µmol de equivalente Trolox/mg de proteína para o método de ABTS e 4.12 ± 0.22 µmol de equivalente de Trolox/mg de proteína para o método de ORAC. A atividade anti-hipertensiva, determinada pelo método iACE, resultou em IC50 de 805.7 ± 18.0 µg proteína/mL. A distribuição do tamanho dos péptidos obtidos foi caracterizada por cromatografia de exclusão de tamanho, e revelou que a maioria dos péptidos se encontrava entre 1 e 3 kDa e abaixo de 1 kDa. Após simulação gastrointestinal, os peptídeos adquiridos demonstraram propriedades antioxidantes, medindo especificamente 7.06 ± 1.96 µmol equivalentes de Trolox/mg de proteína usando o método ABTS e 4.38 ± 0.36 µmol equivalentes de Trolox/mg de proteína usando o método ORAC. Este estudo pioneiro permitiu extrair péptidos bioativos da concha do mexilhão-azul e demonstra o seu potencial bioativo.
Data do prémio14 dez. 2023
SupervisorMaria Manuela Pintado (Supervisor), Ezequiel Coscueta (Co-Orientador) & Maria Paula Jauregui Torrecilla (Co-Orientador)

• Péptidos bioativos
  • Hidrólise enzimática