Este relatório de atividade profissional pretende abordar o papel do docente e do gestor intermédio escolar enquanto agentes educativos que lidam com os problemas inerentes ao objetivo de democratização da escola. Nas últimas décadas, têm sido promovidas diversas iniciativas ao nível do desenvolvimento curricular e ao nível da gestão intermédia. Mas, ao mesmo tempo que procurou democratizar-se, a escola também se massificou e tornou-se mais complexa. Se a maior heterogeneidade sociocultural dos discentes requeria a diferenciação pedagógica e a diversificação curricular, a verdade é que a escola privilegiou a homogeneidade e a uniformidade. A meditação sobre o nosso percurso profissional e a análise do nosso papel enquanto professor e enquanto gestor pedagógico intermédio põe em destaque que o sucesso das políticas educativas, mesmo quando determinadas no centro para serem implementadas pelas periferias, depende também da sua receção e compreensão por parte dos docentes e o do envolvimento destes na sua implementação. Assim, torna-se, evidente que, para a promoção do sucesso educativo dos alunos, é vantajosa a constituição de equipas educativas efetivas, identificadas com a dimensão democratizadora da escola e motivadas para o trabalho em conjunto, a partilha de recursos e a aferição de estratégias de ensino e práticas pedagógicas.
Data do prémio | 24 abr. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joaquim Machado de Araújo (Supervisor) |
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- Democratização
- Gestão intermédia
- Diversificação curricular
- Diferenciação pedagógica
- Equipas educativas
- Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar
Professor e gestor intermédio numa escola para todos e cada um: relatório de atividade profissional
de Castro e Sousa Casalta, N. D. (Aluno). 24 abr. 2014
Tese do aluno