Profissão
: professora do passado ao futuro : um percurso

  • Maria Adelaide Albuquerque de Campos Barbosa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

As narrativas autobiográficas constituem um instrumento de investigação da prática educativa e revelam-se um importante dispositivo de análise sobre a vida e a profissão do docente. Este estudo autobiográfico tem por objetivo investigar como construí a minha profissionalidade. Nele narro alguns momentos do meu percurso profissional, distribuídos ao longo de fases distintas da carreira, que considero terem sido relevantes para a minha aprendizagem como professora e analiso a forma como contribuíram para o meu desenvolvimento profissional. Reflito sobre a importância da cultura de escola na promoção / inibição do trabalho colaborativo e de que forma este induz uma atitude analítico reflexiva. Avalio o impacto do trabalho colaborativo no desenvolvimento profissional do professor e como este se reflete na melhoria das aprendizagens dos alunos. Por último, perspetivo o trabalho colaborativo e a colegialidade como modelo de supervisão pedagógica inscrita em valores democráticos, conducentes ao desenvolvimento profissional.
Data do prémio2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria do Céu Roldão (Supervisor)

Keywords

  • Escrita autobiográfica
  • Desenvolvimento pessoal e profissional
  • Trabalho colaborativo
  • Supervisão

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'