Profissionalização docente e o ensino superior público
: análise da profissionalização do engenheiro e os impactos sócio económicos na sua formação

  • Tadeu Fernando Porto de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação analisa a trajetória da educação profissional e tecnológica dos engenheiros que se tornaram docentes em virtude inicialmente de uma necessidade plena de sobrevivência diante da crise sócio económica que o mercado atual impôs. Ele se organiza em torno de três aspectos: a evolução da educação na visão das alternâncias das metodologias de ensino, a profissão do engenheiro como ofício e ocupação, e a busca do engenheiro docente ideal. O texto apresenta também a evolução da carreira de magistério superior na área da engenharia, que nos remete desde o docente, que tinha uma didática no conhecimento prático até a visão do ensino por pesquisadores, e nos deixam na eterna busca de professores que consigam despertar as duas áreas numa mescla perfeita. Para este estudo foram utilizados artigos e livros que se fundamentam investigações sobre as mudanças da profissão docente nas áreas técnicas e a adequação profissional do engenheiro como educador.
Data do prémio28 out. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarlos Estevão (Supervisor)

Keywords

  • Formação de engenheiros professores
  • Saberes docentes
  • Engenharia
  • Educação tecnológica

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

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