Project finance in renewable energy
: risk mitigation matrixes with proposed application to Hydrogen investment

• Mariana Costa Rebelo Padrão (Aluno)

Os objetivos Europeus de descarbonização definidos para 2050 são ambiciosos e a sua realização requer tanto investimento privado, como incentivos públicos. No entanto, os investidores privados são mais adversos ao risco, especialmente em projetos de infraestruturas de longo prazo e intensivos em capital, tornando soluções de Project Finance (PF), em conjunto com técnicas de Gestão de Risco eficazes cruciais para cativar o capital necessário com a maior brevidade. Este estudo foca-se na análise do conhecimento e experiência de Gestão de Risco em PF no âmbito de projetos de Energias Renováveis, propõe melhores práticas e analisa os desafios inerentes ao investimento em Hidrogénio Verde. Os problemas abordados centram-se no papel dos processos de gestão de risco em PF em energias renováveis, nos riscos mais prementes e mitigantes, fazendo o paralelismo com os riscos de investimento em Hidrogénio e avaliando a sua similaridade. O estudo parte de uma compilação de conhecimento existente (quer académico, quer prático) sobre riscos presentes em PF e em projetos de energias renováveis, reunindo-os numa Matriz Teórica de Mitigação de Risco. A importância da Gestão de Risco e Due Diligence é reforçada através do teste das matrizes num caso de estudo, onde se constata que estas se valorizam mutuamente. A utilização das Matrizes de Risco é, então, proposta para futuros projetos de Hidrogénio, onde os governos poderão aplicá-las, analisando como colaborar na mitigação dos riscos presentes para, assim, promover o investimento privado e materializar de forma sustentável o momentum em torno da tecnologia do Hidrogénio.
Data do prémio9 jul. 2021
SupervisorJyoti Gupta (Supervisor)