Promoção da empatia em crianças em risco
: um estudo exploratório no âmbito do projeto Heroic Imagination

• Mariana Filipa Oliveira Cardoso (Aluno)

O programa Heroic Imagination Project visa a promoção de comportamentos prossociais e previne os comportamentos bystander, conformistas, preconceituosos e estereotipados. O presente estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da implementação do programa Heroic Imagination Project no desenvolvimento socioemocional de crianças e jovens provenientes de um contexto económico e social em risco. Participaram neste estudo oito participantes. O instrumento de recolha de dados foi um guião de entrevista semiestruturada construído e adaptado para este estudo. Os resultados evidenciam os efeitos positivos do programa Heroic Imagination Project nos participantes, abrangendo as dimensões comportamental, social, cognitiva, emocional e de consciência ambiental. Esses impactos foram refletidos na satisfação demonstrada por todos os participantes. A maioria das crianças e jovens também demonstraram uma aquisição de conhecimentos relacionados aos comportamentos prossociais. Considerando os resultados, são sugeridas algumas orientações práticas, tais como implementar o programa Heroic Imagination Project num maior número de contextos com crianças em situação de risco. Além disso, seria relevante realizar um estudo, envolvendo a participação dos encarregados de educação, a fim de compreender o impacto do programa nos participantes através do contexto familiar. Essas orientações práticas visam aprofundar a compreensão do seu impacto em diferentes áreas da vida dos participantes.
Data do prémio14 jul. 2023
SupervisorMariana Barbosa (Supervisor)

• Heroic Imagination project
  • Crianças e jovens em risco