A Enfermagem Pediátrica constitui-se nos dias de hoje como um grande desafio no âmbito dos cuidados de saúde; nomeadamente quando se trata de uma criança que vivencia uma doença crónica. Segundo a Direção Geral de Saúde (2018) as doenças crónicas englobam uma grande percentagem do total das doenças do nosso país, quer na infância quer na adolescência. O quotidiano familiar desta criança e da sua família é seguramente modificado em função das exigências recorrentes da condição crónica, levando muitas vezes a situações de crise, onde a família, enquanto principal cuidador informal experiência um desgaste físico e mental, isolamento social e desespero; o que leva à necessidade de cuidados especializados, nomeadamente no âmbito afetivo e relacional. Desta forma o cliente pediátrico e sua família carecem de uma atenção privilegiada por parte do enfermeiro, sendo que a intervenção do enfermeiro deverá estar direcionada para cada variável que afeta as respostas no processo saúde-doença; sendo fundamental promover o alívio do sofrimento e constituir-se assim, como promotor de esperança. Dito isto, a Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem tem se deparado com o aumento da esperança média de vida, da morbilidade, da doença crónica e do número de crianças com deficiência ou risco de atraso do desenvolvimento (OE, 2011), reconhecendo-se desta forma, a complexidade dos cuidados à criança com doença crónica, às necessidades da família, e a importância da esperança nos cuidados de enfermagem; desta forma definiu-se enquanto objetivo central deste percurso de formação profissional e académica: desenvolver competências de Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP) no âmbito da Promoção de esperança da criança com doença crónica e família. Para sustentar este relatório foi utilizado como referencial teórico Jean Watson com a Teoria do Cuidado Transpessoal; e o Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança (MIAMPE) de Charepe (2011); complementando com uma scoping review elaborada durante este processo académico. Durante este percurso, foram realizados estágios em três contextos diferentes, que posteriormente foram analisados e refletidos de forma crítica e de acordo com objetivos e atividades delineados previamente, como a realização de questionário aos enfermeiros e respetiva sensibilização para a temática, através da formação em serviço; o que me proporcionou o desenvolvimento de um conjunto de competências do perfil de EESIP proposto para este trajeto académico.
Data do prémio | 27 abr. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Margarida Lourenço (Supervisor) |
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- Enfermagem pediátrica
- Família
- Criança com doença crónica
- Esperança
Promoção da esperança da criança com doença crónica e família
Martins, M. S. C. (Aluno). 27 abr. 2022
Tese do aluno