Promoção da participação da criança nos cuidados de enfermagem

Título traduzido da tese: Promoting child participation in nursing care
  • Joana Filipa da Silva Mota Malveiro (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A participação da criança nos processos de cuidados é fulcral para a sua adesão, o que se traduz em cuidados de qualidade. Quando se encontram nos diversos contextos de cuidados de saúde, as crianças manifestam o desejo de participarem nos processos de tomada de decisão sobre os cuidados e procedimentos de tratamento, porém, esta é ainda uma realidade pouco integrada no planeamento dos cuidados. Assim, é fundamental a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na implementação de estratégias que promovam e facilitem a sua aplicação na prática, visando a satisfação da criança e família com os cuidados prestados.O presente relatório surge no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem, na área de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica com o objetivo de descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido no caminho de aquisição de competências inerentes ao título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP).O modelo Qualidade-Cuidado© que integra o conceito de satisfação enquanto resultado sensível aos cuidados de enfermagem, foi norteador do percurso formativo bem como as estratégias promotoras da participação da criança na tomada de decisão nos cuidados de saúde mapeadas através da realização de uma scoping review.Em cada um dos contextos de estágio, após a realização do diagnóstico de situação, e em consonância com o objetivo geral previamente definido “desenvolver competências enquanto EEESIP na prestação de cuidados especializados à criança/jovem e família nos diferentes contextos de intervenção, com enfoque na participação da criança nos cuidados”, foram delineados objetivos específicos e realizadas atividades que permitiram o desenvolvimento de inúmeras competências, no que respeita ao perfil de Competências Comuns dos Enfermeiros Especialistas, ao perfil de Competências dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica, assim como às competências de Mestre.No contexto de cuidados saúde primários destaco, de entre as atividades realizadas, a elaboração de propostas de procedimentos e fluxogramas de atuação do NACJR; no contexto de internamento de pediatria, a realização de uma sessão formativa à equipa sobre a participação da criança nos cuidados e a comunicação em tempos de pandemia assim como, a realização de um mural de fotos com os elementos da equipa multidisciplinar sem máscara; e por fim a elaboração de uma análise crítica reflexiva sobre a implementação das estratégias promotoras da participação da criança em contexto de urgência. Destaco ainda a realização de um poster apresentado no 3º Seminário Internacional do Mestrado em Enfermagem com o título “Estratégias promotoras da participação da criança na tomada de decisão nos cuidados de saúde: scoping review” e a realização de uma carta ao editor publicada na revista Journal of Pediatric Nursing.Com o desenvolvimento deste percurso formativo e após a análise e reflexão sobre as diversas competências adquiridas e desenvolvidas, foi possível alcançar uma nova perspetiva da relação do cuidar pautada por uma dimensão crítica, especializada e fundamentada, contribuindo assim para a melhoria da qualidade dos cuidados.
Data do prémio31 jan 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorZaida Charepe (Supervisor)

Keywords

  • Enfermagem
  • Criança
  • Participação

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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