O desenvolvimento infantil é um processo complexo que vai desde a concepção, envolvendo vários aspectos, indo desde o crescimento físico, passando pela maturação neurológica, comportamental, cognitiva, social e afectiva da criança. Tendo como objectivo, tornar a criança competente para responder às suas necessidades e às do seu meio. Conceptualizar o que vem a ser desenvolvimento infantil não é tão simples, variando com o referencial teórico que se queira adoptar e os aspectos que se queira abordar. Este relatório apresenta intervenções de enfermagem direccionadas para a promoção do desenvolvimento infantil realizadas ao longo do estágio, destas destaco a identificação de estratégias de enfermagem no âmbito da promoção de saúde, assim como a implementação de estratégias de melhoria dos cuidados baseado no diagnóstico de situação efectuado. Para fundamentar as minhas práticas, baseei-me no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, visto ser um instrumento útil para compreender o alcance da prática de enfermagem numa variedade de contextos e situações. A promoção do desenvolvimento infantil é sem dúvida, considerada pelos profissionais de saúde, um elemento crucial na prestação de cuidados à tríade. No entanto, nem sempre é efectuada de uma forma sistemática e consciente da sua importância. Constatei que apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover um desenvolvimento infantil adequado a cada faixa etária, muitas intervenções estão centradas na patologia. Contudo, foi neste sentido que a minha prática se tornou um desafio, visto ter como objectivo primordial promover o desenvolvimento infantil em todos os contextos. É importante que o EESIP trabalhe a área da promoção do desenvolvimento infantil, de forma a ajudar a criança em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. Este percurso contribuiu para um desenvolvimento pessoal e profissional promotor de competências de EESIP essenciais para a prestação de cuidados proficientes à criança/família.
Data do prémio | 19 dez. 2011 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Elisabete Nunes (Supervisor) |
---|
- Promoção do desenvolvimento infantil
- EESIP
Promoção do desenvolvimento infantil
Pires, M. J. F. (Aluno). 19 dez. 2011
Tese do aluno