Promover a participação no sistema de sugestões
: análise de um caso numa organização industrial

• António Ricardo Raposo Oliveira (Aluno)

O objetivo deste trabalho é aumentar a participação no Sistema de Sugestões da empresa Bosch Termotecnologia SA, apresentando medidas práticas para o efeito, baseadas em argumentos teóricos e na informação e experiência adquirida enquanto estagiário da organização. A pesquisa para este trabalho contemplou, além de uma recolha bibliográfica sobre a ferramenta Sistema de Sugestões e os temas que influenciam a participação na mesma, a recolha de dados objetivos no interior da organização, o registo de entrevistas e a minha perceção enquanto observador participante. O resultado foi um conjunto de medidas práticas, a implementar de forma coordenada, inteiramente alinhadas com a cultura da organização. As medidas dividem-se em três áreas distintas: o processo, a compensação e por fim, a comunicação e imagem.
Data do prémio5 jan 2015
SupervisorCamilo José Lopes Valverde (Supervisor)

• Sistema de sugestões
  • Participação