A presente dissertação expõem uma proposta de matriz e estrutura curricular alternativa para o Curso de Iniciação Musical, no ensino especializado da música. Norteados por pedagogos de renome e tendo como sustentáculo a educação artística e o desenvolvimento holístico do ser humano, pretende-se com este trabalho demonstrar a nossa visão sobre um ensino musical, transdisciplinar para o 1º ciclo do ensino básico. Nesta senda, apresentamos um plano curricular que é composto por quatro anos sendo estes divididos em dois ciclos: Ciclo Vivaldi e Ciclo Mozart. Por outro lado, as disciplinas que compõem os dois ciclos mencionados são: Linguagem Musical e Prática Instrumental. Desejamos com esta proposta, promover um ensino musical ativo que desperte capacidades físicas e psicológicas na criança, bem como, os seus interesses e motivações, recorrendo a diferentes experiências de perceção sensorial, que antecedem a qualquer apresentação teórica ou de leitura de código musical.
| Data do prémio | 7 dez. 2016 |
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| Idioma original | Portuguese |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Henrique Manuel Pereira (Supervisor) |
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- Ensino especializado da música
- Educação artística
- Educação holística
- Transdisciplinaridade
- Mestrado em Ensino de Música
Proposta de organização e estrutura de matriz curricular para o curso de iniciação musical no ensino especializado de música
Sousa, P. J. S. D. (Aluno). 7 dez. 2016
Tese do aluno: Dissertação de mestrado