A saúde digital pode melhorar os resultados em saúde e é cada vez mais uma prioridade nas agendas da saúde. Na Europa, mais de 4 em cada 5 Estados têm uma estratégia nacional de saúde digital (NDHS), mas persistem desafios na sua formulação e execução. Este trabalho visa contribuir para a compreensão se e como uma NDHS pode melhor pelo uso de uma perspetiva de "valor público", explorando as diferentes perceções de stakeholders sobre os valores orientadores da NDHS francesa. O estudo utilizou técnica de focus group envolvendo 19 participantes (n=19). Os resultados destacam questões técnicas e culturais persistentes e revelam aspetos específicos de "valor público" na saúde digital. Enquanto clientes públicos, profissionais de saúde e setor privado estão alinhados sobre a necessidade de ética, interoperabilidade, pragmatismo, centralidade no paciente e coprodução, mas divergem em relação alguns aspetos éticos, sobre mudança cultural e dados. Os resultados confirmam a pluralidade de perceções de "valor público" entre os diferentes stakeholders. É desenvolvida uma framework de “valor público” para orientar os formuladores e executores de políticas de saúde digital. O principal argumento inovador desenvolvido é a dupla interação entre classes de valor democráticos e de gestão. Esta tese propôs que as duas classes de valor podem, respetivamente, fomentar a confiança e o desempenho, dois valores complementares e mensuráveis. Em última análise, a lente do "valor público" parece bem adaptada para pesquisas futuras em estratégia de saúde digital, e útil para orientar a implementação e adoção adequadas de saúde digital.
Data do prémio | 1 fev. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Henrique Martins (Supervisor) |
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- Valor público
- Valores
- Estratégia
- Políticas públicas
- Saúde digital
- Saúde
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Public value and guiding values of national digital health strategy in France
Lewerenz, S. L. (Aluno). 1 fev. 2024
Tese do aluno