Pursuing sustainability
: the prospects of global fashion corporation : an in-depth analysis of Patagonia and H&M

Título traduzido da tese: Em busca da sustentabilidade : desvendando a viabilidade das práticas sustentáveis de empresas globais : uma análise aprofundada da Patagonia e da H&M
  • Filipa Catarina Roque Santos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Numa era em que a moda atravessa continentes e culturas, o negócio global da moda abre espaço para a criatividade, inovação e auto-expressão. Por detrás do seu exterior fascinante e atraente, a indústria da moda é uma ameaça ambiental e social a nível mundial. Ao tentar acompanhar as tendências, causa danos ambientais e abusos laborais. Embora as empresas de moda globais tenham adotado medidas no sentido de modelos de negócio mais sustentáveis,
são frequentemente alvo de acusações de greenwashing e de escândalos na sua cadeia de abastecimento. Ao investigar as complexidades destas operações globais, este estudo revela os desafios difíceis e as soluções promissoras, a fim de descobrir a verdadeira essência de sustentabilidade na indústria da moda. A partir da exploração analítica dos esforços de sustentabilidade de duas empresas globais de moda, a Patagonia e a H&M, foi possível reconhecer o grau de polarização na indústria. A investigação qualitativa foi utilizada para
adquirir conhecimentos valiosos e possíveis abordagens através de entrevistas aprofundadas com especialistas. Estas iniciativas incluem esforços de colaboração dentro e entre indústrias, foco na circularidade, prioridade aos materiais e resíduos reciclados, cadeias de abastecimento transparentes e a mudança crucial para práticas de produção sustentáveis. Todas elas oferecem
vias de ação para as empresas de moda no sentido de uma maior sustentabilidade e responsabilidade ética.
Data do prémio23 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPedro Parada (Supervisor)

Keywords

  • Moda sustentável
  • Patagonia
  • H&M
  • Análise comparativa
  • Práticas de sustentabilidade
  • Responsabilidade ambiental
  • Fast fashion
  • Slow fashion

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'