Resumo
Numa era em que a moda atravessa continentes e culturas, o negócio global da moda abre espaço para a criatividade, inovação e auto-expressão. Por detrás do seu exterior fascinante e atraente, a indústria da moda é uma ameaça ambiental e social a nível mundial. Ao tentar acompanhar as tendências, causa danos ambientais e abusos laborais. Embora as empresas de moda globais tenham adotado medidas no sentido de modelos de negócio mais sustentáveis,são frequentemente alvo de acusações de greenwashing e de escândalos na sua cadeia de abastecimento. Ao investigar as complexidades destas operações globais, este estudo revela os desafios difíceis e as soluções promissoras, a fim de descobrir a verdadeira essência de sustentabilidade na indústria da moda. A partir da exploração analítica dos esforços de sustentabilidade de duas empresas globais de moda, a Patagonia e a H&M, foi possível reconhecer o grau de polarização na indústria. A investigação qualitativa foi utilizada para
adquirir conhecimentos valiosos e possíveis abordagens através de entrevistas aprofundadas com especialistas. Estas iniciativas incluem esforços de colaboração dentro e entre indústrias, foco na circularidade, prioridade aos materiais e resíduos reciclados, cadeias de abastecimento transparentes e a mudança crucial para práticas de produção sustentáveis. Todas elas oferecem
vias de ação para as empresas de moda no sentido de uma maior sustentabilidade e responsabilidade ética.
Data do prémio | 23 out. 2023 |
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Idioma original | English |
Instituição de premiação |
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Supervisor | Pedro Parada (Supervisor) |
Keywords
- Moda sustentável
- Patagonia
- H&M
- Análise comparativa
- Práticas de sustentabilidade
- Responsabilidade ambiental
- Fast fashion
- Slow fashion
Designação
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas