Qual o impacto da pandemia na imagem das marcas?
: Um estudo na geração Millennials

  • Marta Alves de Sá Pires Baptista (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A pandemia Covid¬19 trouxe mudanças significativas a nível comportamental, económico e social. Nesse sentido, o presente estudo procurou aprofundar esta temática, propondo-se responder às questões de investigação: “Qual o impacto da pandemia na imagem das marcas?” e “Quais as marcas que se destacaram, fruto da sua atuação, durante a pandemia?”. Como tal, foi feita, numa primeira fase, a revisão de literatura sobre o conceito de marca e o conceito de responsabilidade social corporativa e, posteriormente, recorreu¬se a um estudo baseado num continuum entre a metodologia qualitativa e quantitativa, de forma a podermos dar resposta de forma mais válida às questões de investigação. O estudo qualitativo foi baseado na realização de focus group, a partir dos quais juntamente com a revisão de literatura foi elaborado um questionário, permitindo a execução do estudo quantitativo e uma maior generalização de dados. Assim, avaliando os resultados, concluiu-se que as empresas devem adotar práticas que promovam o bem-estar dos seus funcionários, práticas que preservem o ambiente, devem também adotar uma comunicação totalmente transparente e honesta e investir no canal online e na presença constante nas redes. No mesmo contexto, concluiu-se que marcas relacionadas com serviços de entregas e supermercados viram a sua reputação aumentar fruto das políticas de responsabilidade social que adotaram, fruto da higienização das lojas pertencentes a estas marcas e fruto da presença constante nas redes sociais.
Data do prémio11 out. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAna Filipa da Rocha de Castro e Côrte-real (Supervisor)

Keywords

  • Responsabilidade social
  • Millennials
  • Pandemia
  • Marcas
  • Atitude

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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