A motivação do tema escolhido deu- se por conta da necessidade de aprofundar o estudo sobre os aspectos que permeiam promoção da educação de qualidade na rede confessional católica em Brasília por meio dos instrumentos avaliativos utilizados. Tendo em consideração o problema da pesquisa, que se trata de: “Como a avaliação para as competências poderá contribuir de forma significativa com a gestão educacional à promoção da educação de qualidade nas escolas confessionais católicas em Brasília? ”. Os objetivos são os seguintes: Identificar uma forma efetiva de desenvolvimento das competências acadêmicas aferidas nas avaliações institucionais em busca de uma educação de qualidade; Investigar as condições de oferta de uma educação de qualidade presentes nas escolas confessionais de Brasília que obtiveram os mais elevados resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), considerando as dimensões constitutivas qualitativas da educação; Analisar as políticas de avaliação externa da educação básica instituídas pelo Governo Federal, a partir da década de 1990, vinculando-as aos processos de desenvolvimento das competências acadêmicas; Examinar os conceitos de qualidade da educação que vêm marcando o debate e as políticas educacionais no país, a partir dos anos de 1990; Demonstrar como os resultados das avaliações em larga escala tem uma influência significativa para a construção de indicadores de aprendizagem; Relacionar as competências aos resultados de aprendizagem como indicadores de qualidade. Visando a responder a problemática imposta pelo estudo, é proposta a seguinte hipótese de trabalho: o IDEB é insuficiente para mensurar a qualidade da educação básica no Brasil, tomando-se como referência a concepção de qualidade adotada.
Data do prémio | 2020 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Carlos Estevão (Supervisor) |
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- Qualidade
- Avaliação
- Competência
- Educação
- Indicadores
- Mestrado em Ciências da Educação
Qualidade da educação e gestão educacional: o estudo sobre a avaliação para as competências na escola confessional católica em Brasília
Rodrigues, C. P. (Aluno). 2020
Tese do aluno