Qualidade da informação das empresas portuguesas
: o caso das empresas familiares

• Vasco Tavares de Pina Teixeira de Queiroz (Aluno)

Este trabalho tem como objetivo compreender a influência de um tipo específico de gestão, a gestão familiar, na prática de manipulação dos resultados, por parte das empresas Portuguesas não cotadas. Utilizando informação retirada da base de dados SABI, a metodologia utilizada para se estudar a influência da gestão familiar na manipulação de resultados é o modelo de Jones Modificado, numa perspetiva Cross sectorial, baseado em estudos empíricos como Abdolmohammadi et al (2010). O princípio deste modelo é determinar, nas demonstrações financeiras, a manipulação através dos accruals discricionários. No que respeita aos dados alcançados, este trabalho mostra evidência que uma estrutura de propriedade familiar não observa influência na prática de manipulação dos resultados. O mesmo resultado é obtido no que respeita ao nível de endividamento.
Data do prémio8 set 2014
SupervisorPaulo Alves (Supervisor) & Manuel Ricardo Fontes da Cunha (Co-Orientador)

• Mestrado em Finanças