Qualidade de vida e adesão terapêutica da pessoa portadora de úlcera venosa de perna

• Sandra Maria Horta dos Santos Favas (Aluno)

Introdução e objetivos: A investigação e a prática de cuidados, no domínio da qualidade de vida das pessoas portadoras de úlcera venosa de perna, têm evidenciado a necessidade de construção e validação de instrumentos, para uma avaliação precisa e eficiente da qualidade de vida e da adesão terapêutica. Com o intuito de dar resposta a estas necessidades, procedemos à validação cultural da Venous Leg Ulcer Quality of Life e à construção e validação da escala multidimensional da adesão terapêutica, em pessoas portadoras de úlcera venosa de perna. Metodologia: Este estudo metodológico, incidiu sobre 170 pessoas portadoras de úlcera venosa de perna, residentes no distrito de Leiria. Na validação da escala da qualidade de vida, seguimos a mesma metodologia dos autores da escala original, a quem foi solicitada autorização. O formulário inclui ainda, a escala de adesão terapêutica, construído neste estudo, as características sociodemográficas e clinicas e caraterização da úlcera. A amostra foi obtida por amostragem do tipo não probabilística acidental, após o cumprimento dos procedimentos éticos e formais necessários para o efeito. Resultados: A predominância do sexo masculino de 55,9% (95) foi verificada na amostra. O coeficiente de alfa de Cronbach, observado nas três dimensões da escala da qualidade de vida (0,931; 0,927 e 0,913), e nas três dimensões da escala da adesão terapêutica (0,821; 0,863 e 0,897), permite afirmar que os instrumentos apresentam boa consistência interna e igualmente boa validade convergente e discriminante das escalas em estudo. As pessoas portadoras de úlcera venosa de perna, apresentam em média boa qualidade de vida em todas as suas dimensões. É na dimensão estilos de vida saudáveis que apresentam melhor adesão terapêutica. Conclusão: As escalas validadas apresentam boas características psicométricas, permitindo as suas utilizações na prática de cuidados e na investigação.
Data do prémio2012
SupervisorMaria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe (Supervisor)

• Qualidade de vida
  • Adesão terapêutica