A mudança na economia global trouxe desafios colocando a sociedade numa situação difícil. Com o rápido desenvolvimento da Internet, novos modelos como a Economia Partilhada surgiram como uma solução. Através de uma plataforma em linha P2P que assegura a correspondência entre clientes exigentes e clients fornecedores, a economia partilhada pode aumentar a empregabilidade e a sustentabilidade, dando acesso a bens subutilizados durante. Apesar do elevado grau de atenção que as plataformas de aluguer P2P têm o campo da investigação do comportamento do cliente em termos de motivações, características e marketing estratégico permanecem quase intocados. O objetivo deste estudo foi investigar o comportamento do cliente de campistas profissionais e não profissionais em França. Primeiro procuramos compreender a sua motivação para participar numa plataforma de aluguer P2P, segundo rever as suas características demográficas, e terceiro desenvolver um curso de ações recomendado para Indie Campers, com o fim de entrar no mercado francês. O estudo envolveu investigação primaria e secundaria para avaliar e obter mais informações sobre o comportamento do cliente. Foi feito um inquérito online com 111 participantes identificados como donos de autocaravanas franceses, e foram realizadas mais seis entrevistas aprofundadas através com donos de autocaravanas profissionais. Os resultados agregados indicaram que os inquiridos são principalmente motivados por razões económicas e pelo ganho de visibilidade. Ficou também demonstrado que os Indie Campers devem concentrar-se em jovens campistas proprietários e pequenos inquilinos profissionais. Ao captar motivações e potenciais dos grupos alvo, são fornecidas recomendações úteis para passos adicionais aos Indie Campers.
Data do prémio | 26 jan. 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | João Cotter Salvado (Supervisor) |
---|
- Indie Campers
- Economia partilhada
- Partilha entre pares
- Consumo colaborativo
- Comportamento do consumidor
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Qualitative and quantitative customer analysis of professional and non-professional campervan users in the french market: strategic marketing recommendations for Indie Campers
Fink, F. (Aluno). 26 jan. 2021
Tese do aluno