Quantifying the variance risk premium
: an analysis of the dynamics of swapping realized versus risk-neutral implied variance

• Rafael Adrian Deakin (Aluno)

A variância do prémio de risco ´e calculada com base na metodologia VIX para quatro índices de acções e cinco acções individuais em dois períodos temporais distintos. Este estudo mostra que tempos de incerteza no mercado, de acordo com o observado em 2008/09 e 2020, afetam os retornos das swaps de variância de forma significante e diminuem o lucro das posições curtas no respetivo ativo financeiro. Ajustando a minha série temporal com a exclusão de 2020, os prémios de risco de variância tornam-se mais negativos e significativos, implicando que os investidores estão dispostos a pagar um prémio por um seguro de mercado. Este estudo revela que o CAPM e o modelo de 3 fatores (Fama e French 1993) carecem poder explicativo relativamente à variância dos prémios de risco.
Data do prémio28 abr 2021
SupervisorEva Schliephake (Supervisor)