Quedas em pessoas idosas institucionalizadas
: uma scoping review

• Catarina da Silva Santos (Aluno)

Sendo o envelhecimento demográfico uma realidade marcante nos nossos dias, com crescimento contínuo, os problemas de saúde aumentam exponencialmente. Torna-se imperioso pensar qual o modo como os serviços estão preparados para esta realidade e combater os principais riscos para a saúde e segurança das pessoas mais idosas. É neste contexto que se justifica o presente estudo, que tem por foco a problemática das quedas em pessoas idosas institucionalizadas, um dos problemas com alta incidência na população referida. O objetivo geral deste estudo, prende-se com a exploração e compreensão do conteúdo científico existente sobre quedas em pessoas idosas institucionalizadas. A metodologia utilizada constitui uma scoping review, tendo sido definida pelo envolvimento da síntese e da análise de uma ampla gama de material de pesquisa de forma a fornecer maior clareza conceitual sobre o tópico específico em questão, seguindo as orientações do Briggs Institute. Perante os estudos selecionados, a incidência e prevalência de quedas variaram entre 22%-63% e 22%-35%, respetivamente. Relativamente aos fatores de risco de quedas, foram identificados vários, destacando-se a mobilidade comprometida, polimedicação e doença crónica. Verificou-se também, que as mulheres institucionalizadas apresentam maior risco de queda. Os artigos selecionados, fizeram transparecer a preocupação dos investigadores em conhecer as intercorrências e consequências das quedas em pessoas idosas. As pessoas idosas institucionalizadas são aquelas que sofrem mais quedas, sendo que os artigos analisados permitiram conhecer a alta prevalência e incidência de quedas nesta faixa etária. De uma forma geral, as fontes analisadas mostraram que a queda é um evento de grande complexidade e com consequências severas que afeta quer física quer psicologicamente o dia-a-dia da pessoa idosa.
Data do prémio3 abr 2018
SupervisorMargarida Maria Vieira (Supervisor)

• Idosos
  • Quedas