Fundada em 1968 por Vitório Alves e construída sob o princípio que “bom leite faz um bom queijo”, a Queijo Saloio era a empresa de queijos mais inovadora em Portugal. Com a supervisão de Clara Moura Guedes, a companhia conquistou o seu lugar como líder no segmento de especialidades do queijo. Este feito foi conseguido através da criação de um portfólio de produtos diversificado e um posicionamento forte no mercado do queijo de cabra. Apesar de ter atingindo 26 milhões de euros em receitas em 2008, as vendas da Queijo Saloio decresceram progressivamente até 2011. Em três anos, a terceira maior empresa no mercado de queijos em Portugal estava a ser ameaçada pelo ambiente macro e pela crescente força das marcas brancas dos grandes distribuidores. Face à adversidade, Clara Moura Guedes considerava a hipótese de expandir para Angola, opção que tinha sido estudada em 2009. O caminho da Saloio é um tema interessante de discussão pois inclui tópicos como a diferenciação do produto, posicionamento, fenómeno das marcas brancas e internacionalização. Neste sentido pode ser analisado em qualquer curso de marketing ou de estratégia, suportado por conceitos teóricos proposto na revisão de literatura. A reflexão proposta foca-‐se essencialmente no desenvolvimento de potenciais soluções para os problemas da Queijo Saloio, analisando a viabilidade da expansão para Angola.
Data do prémio | 9 jan. 2012 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Nuno Magalhães Guedes (Supervisor) |
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Queijo Saloio: the woman who stared at goats
Câmara, J. M. A. B. P. D. (Aluno). 9 jan. 2012
Tese do aluno