Queijos Santiago
: a case about rebranding through social media versus point-of-sale marketing communication strategies

  • Mariana Torgal da Cunha Freire (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O Queijo é um dos maiores mercados e um dos maiores segmentos consumidos em Portugal, com um consumo de quase 100% pelas famílias portuguesas. No entanto, desde a crise económica o mercado está completamente concentrado em actividades promocional no preço, sendo esta a única via de crescimento das empresas. A Queijos Santiago é uma empresa portuguesa com quase 100 anos no fabrico de queijo, sendo a empresa líder no segmento de queijos frescos. Durante a sua existência, esta empresa esteve completamente focada na produção e nunca investiu em actividades de marketing para com os seus consumidores. Para além disso, a empresa sempre apostou em promoções muito agressivas de preço, que tornavam os seus produtos muito competitivos. O ponto de viragem acontece quando a Queijos Santiago decide que quer deixar de ser escolhida pelo seu preço para passer a ser escolhida pela sua marca entrando num processo de rebranding, onde começa a comunicar com os seus consumidores pela primeira vez nas redes sociais. No entanto, devido ao orçamento apertado do departamento de marketing, a empresa tem que decidir qual a melhor maneira de comunicar com os seus consumidores, ou através do ponto de venda ou através das redes socias. Este caso estudo mostra as singularidades das duas estratégias enquanto apresenta a história da Queijos Santiago, o mercado de queijos, os seus concorrentes, a tendência e os consumidores que ajudam os alunos a decidir qual a melhor estratégia que a empresa deve seguir.
Data do prémio19 jul. 2016
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorPaulo Gonçalves Marcos (Supervisor)

Keywords

  • Marketing de redes sociais
  • Marketing do ponto de venda
  • Arquitectura de marcas

Designação

  • Mestrado em Gestão: Programa Internacional

Citação

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