Questionário de atitudes e comportamentos pró-ambientais
: contributo para o estudo de validação junto de crianças e jovens

  • Ana Sofia Pereira Fernandes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo surge da escassez de instrumentos validados para o contexto português que avaliem atitudes e comportamentos pró-ambientais em crianças e adolescentes. Assim, o principal objetivo foi contribuir para a construção e validação de um instrumento de autorrelato que avalie as atitudes e comportamentos pró-ambientais em portugueses com idades entre os 10 e os 17 anos, através da análise das suas características psicométricas. Participaram no estudo 330 alunos dos 2.º (26.36%) e 3.º (73.64%) ciclos de ensino básico (CEB) que integraram o projeto a Natureza é a Melhor Sala de Aula (NSA). Para alcançar o objetivo, implementaram-se os seguintes procedimentos: (i) construção do Questionário de Atitudes e Comportamentos Pró-Ambientais (QACPA); (ii) recolha de dados e (iii) análises psicométricas do QACPA. Após a eliminação de alguns itens, o QACPA integrou 32 itens, subdivididos em dois fatores: 1) atitudes pró-ambientais; e 2) comportamentos pró-ambientais. Os resultados da Análise Fatorial Exploratória (AFE) revelaram uma variância explicada de 37.78%, o que indica que a estrutura bifatorial do QACPA explica razoavelmente a variação dos dados. Ao nível da consistência interna (α > .86), e da validade interna (r < .39), o QACPA revelou bons indicadores. Também se verificou que, globalmente, os itens do questionário são sensíveis e tem poder discriminativo. Quanto validade divergente do QACPA, a correlação fraca positiva com o envolvimento escolar indica que os instrumentos medem construtos diferentes. Os resultados lançam pistas para a continuação do estudo das qualidades psicométricas do QACPA para que refinar e validar o instrumento para outros contextos, nomeadamente para avaliar a eficácia de intervenções, que visam promover as atitudes e os comportamentos em prol do ambiente, e assim contribuir para a proteção ambiental e a mitigação das alterações climáticas.
Data do prémio11 out. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarisa Costa (Supervisor) & Alexandra Carneiro (Co-Orientador)

Keywords

  • Atitudes pró-ambientais
  • Comportamentos pró-ambientais
  • Crianças e adolescentes
  • Análise fatorial exploratória

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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