A satisfação dos utentes com os cuidados de saúde tem-se tornado um indicador chave na avaliação da qualidade da prestação de cuidados de saúde mental. Desta forma, os utentes passaram a ter um papel central na definição de melhores respostas para as suas necessidades, bem como para implementação de melhores práticas em saúde. Embora nos últimos anos se tenha assistido a um crescimento significativo de investigação nesta área, em Portugal estudos sobre a satisfação dos utentes continuam escassos. O objetivo geral deste estudo é desenvolver e testar um questionário de satisfação dos utentes de uma unidade socio-ocupacional com os serviços prestados. Trata-se de um estudo quantitativo exploratório, no qual se desenvolveu um Questionário de Satisfação para avaliação dos serviços disponibilizados, nomeadamente: consulta de psicologia, estimulação cognitiva, grupos de relaxamento e mindfulness, apoio laboral e social e atividades ocupacionais. Os resultados mostram uma satisfação elevada com a maioria dos serviços, especialmente com a consulta de psicologia, as atividades ocupacionais - principalmente a escrita criativa - e um impacto dos mesmos na recuperação individual dos utentes. Em conclusão, os resultados indicam um grau elevado de satisfação destes utentes e de impacto dos serviços disponibilizados pela instituição, sendo necessário desenvolver mais investigação nesta área, nomeadamente em indicadores ao nível da esperança, crescimento ativo, segurança e bem-estar na recuperação.
Data do prémio | 30 nov. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Filipa Palha (Supervisor) & Bárbara César Machado (Co-Orientador) |
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- Indicadores
- Satisfação utentes
- Cuidados integrados
- Saúde mental comunitária
Questionário de avaliação da satisfação de utentes de uma unidade sócio-ocupacional: estudo piloto
Silva, P. C. N. D. (Aluno). 30 nov. 2022
Tese do aluno