Questionário de literacia em saúde mental (LSMq) versão jovem adulto
: um estudo multicultural entre Portugal e os EUA

• Ana Emília Rodrigues Soares Rebelo (Aluno)

O presente estudo integra o projeto multicultural “Expanding Mental Health Literacy” e tem como principal objetivo estudar as características psicométricas do LSMq - versão jovem adulto e os níveis de literacia em saúde mental, numa perspetiva multicultural, em Portugal e nos EUA. Participaram 640 estudantes universitários, entre os 18 e os 25 anos de idade. Os resultados revelaram que as características psicométricas (estrutura fatorial e consistência interna) do LSMq, na versão norte-americana, foram globalmente equivalentes aos da versão original, o que permitiu estudar e comparar os níveis de literacia em saúde mental dos participantes portugueses e norte americanos. Os resultados de uma ANCOVA, controlando o sexo e a proximidade a problemas de saúde mental, indicaram que os participantes portugueses apresentaram níveis superiores de literacia em saúde mental comparativamente aos dos norte-americanos. Os participantes do sexo feminino de ambos os grupos mostraram níveis mais elevados de literacia em saúde mental, corroborando os dados da literatura. Foram encontradas diferenças a nível dos conhecimentos dos participantes sobre problemas de saúde mental, apontando para existência de diferenças entre as culturas, especificamente, em todas as dimensões do conceito, exceto na dimensão crenças erradas/estereótipos. A proximidade a problemas de saúde mental associa-se a nível superiores de conhecimentos sobre problemas de saúde mental, mas na amostra norte americana este resultado não se verificou. O LSMq – jovens adultos é uma medida de interesse para avaliação dos níveis de literacia em saúde mental em populações, permitindo comparações entre os mesmos que poderão auxiliar no desenvolvimento de programas de promoção de literacia sobre problemas de saúde mental, capacitando-as para uma ação preventiva face ao aumento da prevalência dos problemas de saúde mental a nível mundial.
Data do prémio13 jul 2020
SupervisorLuísa Campos (Supervisor) & Pedro Dias (Co-Orientador)

• Literacia em saúde mental
  • Jovens adultos