O presente trabalho procura estudar o sacramento da Eucaristia a partir de um documento patrístico. Para tal objetivo, utilizaremos como fonte o texto da Carta 63 de S. Cipriano de Cartago, considerado o primeiro “tratado” sobre a Eucaristia. Em atenção da coerência entre a Lex orandi e a Lex credendi, Cipriano bateu-se pela defesa da prática ritual e litúrgica da Igreja que, no cálice eucarístico, oferece vinho misturado com água, em nome do vínculo profundo entre cristologia, eclesiologia e sacramentologia. É o que mostraremos, relendo, traduzindo e estudando Carta 63 de Cipriano, procurando mostrar como o autor, embora mais pastor do que teólogo, argumenta e fundamenta a sua posição pastoral, em defesa da tradição litúrgica e eclesial. Nesta defesa, mais do que uma resposta meramente "canónica" ou circunstancial de um pastor atento aos "abusos litúrgicos", lemos uma cabal teologia eucarística, fundamentada biblicamente, onde está já implícito este posterior axioma: a Igreja faz a Eucaristia, tal como a eucaristia faz a Igreja. É sobretudo esta lucidez e atualidade teológica e pastoral que nos interessa no pastor africano do século III.
Data do prémio | 6 nov. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Isidro Lamelas (Supervisor) |
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- Cipriano
- Eucaristia
- Igreja
- Liturgia
- Aquarianos
- Cálice
- Vinho e água
- Mestrado Integrado em Teologia
Quod pro nobis dominus prior fecit: eucaristia e igreja: estudo e tradução da Carta 63 de São Cipriano de Cartago
Pereira, J. M. P. (Aluno). 6 nov. 2024
Tese do aluno