Esta dissertação centra-se na compreensão mais profunda das percepções dosutilizadores relativamente às características das aplicações de pagamento móvel e àpossibilidade de estas aplicações se expandirem para se tornarem uma superaplicação.As aplicações de pagamento móvel são extremamente populares em todo o mundo,abrangendo muitas funcionalidades que os sistemas bancários não oferecem. Porconseguinte, é interessante aprofundar neste domínio, analisando as percepções dosutilizadores relativamente às aplicações de pagamento móvel de uma forma holística e,em seguida, dividindo a investigação nas funcionalidades mais populares disponíveis. Oestudo foi levado um pouco mais longe, analisando o interesse dos utilizadores pelofenómeno das superaplicações, uma via para a qual as aplicações de pagamento móvelparecem estar a apontar e que já é extremamente popular em determinados mercados. Aanálise foi realizada com um estudo qualitativo, seguido de uma análise quantitativa,baseada num inquérito, com 111 inquiridos. As conclusões mostraram que osutilizadores baseiam a sua decisão de escolha da aplicação principalmente na percepçãoda utilidade. Além disso, verificou-se que a característica mais importante que umaaplicação de pagamento móvel deve ter é a funcionalidade de transferências entre pares,seguida dos pagamentos NFC. Por último, ao investigar a percepção dos utilizadores em relação às super aplicações, verificou-se que o utilizador europeu médio não gosta da ideia de a aplicação de pagamento móvel se expandir e acrescentar funcionalidades não relacionadas com a aplicação, como funcionalidades sociais ou de entretenimento,sendo que a única expansão promissora é a das funcionalidades de reserva e marcação.
| Data do prémio | 26 mai. 2023 |
|---|
| Idioma original | English |
|---|
| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
|---|
| Supervisor | Miguel Rita (Supervisor) |
|---|
- Aplicação de pagamento móvel
- Superaplicação
- Modelo de aceitação da tecnologia
- Percepções dos utilizadores
- Transferências entre pares
- Tomada de decisões
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Raising a mobile payment app: a study into features and consumer perceptions of the Fintech superstar
Mora, V. R. G. (Aluno). 26 mai. 2023
Tese do aluno: Dissertação de mestrado