As atuais dinâmicas do conhecimento e da aprendizagem encontram-se em discrepância com as formas tradicionais da prática letiva e abordagem curricular. É necessário adequar o papel do professor à sociedade do conhecimento, nomeadamente, será imprescindível que aquele passe a criar uma situação educacional onde a construção do conhecimento é realizada pelo próprio aluno através de uma pedagogia ativa, inovadora, apoiada pela descoberta, no diálogo, na autonomia intelectual e na realização de aprendizagens significativas em ambientes culturalmente ricos, criativos e estimulantes. Pretende-se aqui demonstrar a mais-valia do ponto de vista pedagógico da utilização de recursos educativos multimédia no ensino das artes visuais. A estratégia adotada fundar-se-á na conceção de uma plataforma de comunicação (web site) capaz de potencializar a autonomia dos alunos e, consequentemente, dotá-los de um conjunto de competências necessárias para aprenderem ao longo da vida. O que se pretende não é um abandono das metodologias e suportes tradicionais usados nas aulas de Artes Visuais e que ao longo da história da pedagogia provaram contribuir para a formação integral do aluno, mas integrar na prática docente a literacia digital.
- Educação
- Ensino-aprendizagem
- Ferramentas digitais
- Aprendizagens significativas
- Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Recursos educativos multimédia no ensino das artes visuais
Gomes, C. S. R. (Aluno). 2012
Tese do aluno