O presente trabalho pretende compreender qual o impacto que as redes sociais têm nos jovens adolescentes, com idades compreendidas entre os 13 e 18 anos, e de que forma estas são uma ferramenta de aprendizagem individual e coletiva. Partindo de uma revisão teórica sobre as redes sociais, os jovens e o Instagram, percebem que, atualmente, a maioria das pessoas tem um telefone ou computador, e desta forma, têm acesso constante/permanente às redes sociais. Este acesso constante cria uma forte dependência e o presente trabalho pretende compreender qual o impacto, quer positivo quer negativo, que as redes sociais têm nos jovens adolescentes e de que forma são uma ferramenta de aprendizagem para os mesmos, tanto a nível individual como coletivo.Esta investigação tem como base uma metodologia mista, qu antitativa e qualitativa. A nível quantitativo foi efetuado um inquérito, a 393 jovens entre os 13 e os 18 anos onde se analisou as suas relações com as redes sociais, relativamente à frequência de utilização e aos respetivos efeitos no seu bem-estar bem como nas suas relações familiares e escolares. De modo qualitativo, foram feitas entrevistas a especialistas na área.Os resultados revelaram que o impacto da utilização das redes sociais pode ser tanto positivo como negativo, dependendo sempre da sua utilização. A investigação apresenta ainda que é necessário haver um maior diálogo entre os adultos e os jovens para que não exista uma lacuna tão grande na linguagem mediática. Partindo deste pressuposto, irá ser possível uma maior compreensão da parte dos pais e professores, sobre a presença dos jovens nas redes sociais, e que desta forma irá possibilitar um melhor acompanhamento. Acima de tudo, é também necessário, uma maior inclusão das redes sociais de forma positiva, onde os adultos educam e mostram como é uma ferramenta imprescindível de aprendizagem.
Data do prémio | 11 dez. 2020 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | José Gabriel Andrade (Supervisor) |
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- Jovens
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- Bem-estar
- Desenvolvimento pessoal
- Adolescentes
- Educação
- Família
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Redes sociais como ferramenta de aprendizagem individual e coletiva para os jovens
Vaz , M. G. D. C. (Aluno). 11 dez. 2020
Tese do aluno