Redes sociais e científicas em medicina dentária
: parâmetros e recursos informáticas necessários para otimizar as colaborações científicas

  • Pedro Maurício Patrão (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: Hoje em dia a tecnologia está em constante evolução, particularmente as designadas de “Web 2.0”, onde se inserem as redes sociais online. Estas, ao infiltrarem-se no campo da Saúde - fenómeno denominado de “Medicina 2.0”, devidamente exploradas possibilitam imensos benefícios tanto para o saúde do público geral como para as colaborações científicas. Objectivos: Analisar a utilização das redes sociais online e comunidades de investigadores pelos Docentes de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa. Contribuir para a optimização da colaboração online em Medicina Dentária, e, simultaneamente, facilitar a descoberta de colaboradores via ditas redes. Material e Métodos: O questionário foi entregue a 58 docentes de modo a averiguar a utilização de redes sociais e científicas online, bem como comunidades de investigadores; pesquisa de colaboradores; resolução de problemas; necessidades e consequentes métodos de pesquisa de informação e disponibilidade para aderir a uma futura rede social do I.C.S.-U.C.P.. Os resultados foram maioritariamente analisados por uma análise descritiva. Resultados: A maioria dos docentes da U.C.P. pertence à rede social Facebook® (97,6%), utilizando este tipo de redes principalmente para comunicar com amigos (73,2%) e colegas (65,9%). O principal fim das suas pesquisas online destinava-se a localizar artigos (87,8%), com mais de metade da amostra a reservar menos de 5 horas semanais para investigações (56,3%). Obteve-se uma média de aproximadamente 8 colaboradores, por docente, em 2010, maioritariamente provenientes do mesmo departamento da U.C.P. (75%) com o intuito de publicar artigos científicos (63,6%). A quase totalidade dos docentes afirmou estar disposto a aderir à rede I.C.S.-U.C.P. (91,8%). Conclusão: É urgente desenvolver a investigação em Medicina Dentária na U.C.P. potenciando a colaboração intra e inter-universitária. Apesar de a maioria dos docentes utilizar redes sociais, a sua aplicação na investigação é reduzida. A colaboração através de redes online requer um desenvolvimento centrado no utilizador, focando-se nas suas ligações sociais e no seu Curriculum Vitae, incorporando o máximo de tecnologias “Web 2.0” para o efeito. A análise dos questionários sustenta a hipótese de criar uma rede online do I.C.S.-U.C.P. com o intuito de melhorar a colaboração científica, promovendo o desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa
Data do prémioset. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAndré Correia (Supervisor) & Tiago Marques (Co-Orientador)

Keywords

  • Rede social
  • Medicina dentária
  • Colaboração
  • Web 2.0

Designação

  • Mestrado em Medicina Dentária

Citação

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