Redes sociais e recrutamento

  • Rita Cipriano Pedroso (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O estudo seguinte foi desenvolvido no contexto de estágio curricular no escritório da Michael Page Porto, pelo que as conclusões obtidas se reportam à realidade em análise. Procurou-se estudar o impacto das Redes Sociais Online como ferramenta emergente de recrutamento e para tal, utilizaram-se neste trabalho, duas abordagens distintas, uma pela análise de dados obtidos através de uma ferramenta de comunicação e armazenamento de informação – o PRS – e outra tendo por base a aplicação direta de questionários a profissionais da área do recrutamento. A primeira abordagem permitiu compreender quais as áreas em que o PRS oferecia uma resposta menos ajustada às necessidades bem como a taxa global de utilização e sucesso nos diferentes domínios em análise das Redes Sociais Online, particularmente do Linkedin. Na segunda abordagem, ao incluir a ótica do recrutador, foi possível adicionar informação qualitativa às conclusões obtidas na primeira e compreender qual a perspetiva destes face à utilização destas ferramentas na sua dinâmica profissional diária. A análise conjunta destas duas abordagens sugeriu que as Redes Sociais Online surgem como ferramentas adicionais de recrutamento que potenciam e amplificam as fontes de recrutamento tradicionais não sendo ainda assim, ferramentas que funcionam por si só, ou seja, as mais valias que oferecem só existem quando utilizadas em associação com outros métodos. Permitiu ainda compreender que é na área Tecnológica, para perfis júnior ou com muitas especificidades que o PRS possui uma resposta menos ajustada às necessidades e que as Redes Sociais Online tiveram um contributo mais significativo.
Data do prémio26 out. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMarisa Tavares (Supervisor)

Keywords

  • Recrutamento
  • Redes sociais online
  • Linkedin

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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