O ingresso no ensino superior é percecionado de diferentes formas pelos estudantes. A literatura remete para desafios na adaptação ao ensino superior, sendo necessário investigar o papel da de autorregulação emocional e da adaptabilidade de carreira. Com base no Modelo de Adaptação à Carreira, este estudo pretende analisar de que forma a regulação emocional e a adaptabilidade de carreira contribuem para explicar variações na adaptação no ensino superior. Participaram 171 estudantes do 1.º ano de ensino superior (Midade = 21.02, DP = 6.179), que responderam a um questionário sociodemográfico e académico, à Escala de Dificuldades na Regulação Emocional, à Escala de Regulação Emocional, à Escala de Adaptabilidade de Carreira, e ao Questionário de Adaptação ao Ensino Superior. Desenvolveram-se análises descritivas, correlacionais e de regressão linear hierárquica. Encontram-se correlações positivas da adaptabilidade de carreira, mas negativas das dificuldades de regulação emocional com a adaptação ao ensino superior. Verificou-se que as dificuldades de regulação emocional constituem um preditor estatisticamente significativo das dimensões projeto de carreira e adaptação pessoal-emocional da adaptação ao ensino superior. A adaptabilidade de carreira constitui um preditor estatisticamente significativo das dimensões projeto de carreira e adaptação ao estudo. Também a reavaliação cognitiva constitui um preditor estatisticamente significativo das dimensões adaptação social e adaptação institucional. Estudos futuros poderão adotar um desenho longitudinal para explorar variações nas relações entre os construtos ao longo dos semestres. Práticas psicológicas de apoio à adaptação ao ensino superior poderão considerar a promoção de competências emocionais e de recursos de adaptabilidade de carreira dos estudantes.
Data do prémio | 17 jul. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Íris M. Oliveira (Supervisor) |
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- Regulação emocional
- Adaptabilidade de carreira
- Adaptação ao ensino superior
- Mestrado em Psicologia da Educação
Regulação emocional, adaptabilidade de carreira e adaptação ao Ensino Superior
Lopes, T. J. R. (Aluno). 17 jul. 2023
Tese do aluno