Relação consumidor-marca e marca-consumidor no Facebook
: o estudo de caso da MSN Portugal

• Rita Maria Lopes Galhana (Aluno)

A presença nas redes sociais é cada vez mais importante para as marcas e empresas. Com a interatividade proporcionada pela internet, as marcas procuram estabelecer uma presença online e, por conseguinte, o próprio conceito de consumidor também sofreu alterações. Este procura cada vez mais experiências, contactos, emoções e sentimentos, uma vez que se tornou mais exigente, sensível e saturado de contactos intrusivos por parte das marcas. Neste sentido, as redes sociais, nomeadamente o Facebook, possibilitam que as próprias marcas desenvolvam uma capacidade de comunicação bilateral e instantânea que promove a ligação e o envolvimento com o consumidor, sem existência de limites de sociabilidade, conetividade e informação. O utilizador-consumidor ganha força e poder, mas a marca ganha capacidade de leitura do consumidor, assente numa comunicação de valor acrescentado. Pretendemos, assim, saber qual a relação criada com os utilizadores no Facebook e o que os motiva, o que os faz interagir, para que seja possível otimizar a interação/relação entre o consumidor e a marca.
Data do prémio10 abr. 2015
SupervisorFernando Ilharco (Supervisor)