O presente estudo teve como principal objetivo explorar a perceção dos pais relativamente ao possível papel protetor da participação em atividades extracurriculares (AEC), relativamente ao uso dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Participaram sete pais de jovens do 3º ciclo do ensino básico que praticavam AEC. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e realizado um focus group. Os principais resultados revelaram que na perspetiva dos pais, as AEC promovem o desenvolvimento de competências socioemocionais nos jovens e que os instrutores desempenham um papel relevante como promotores destas competências. No entanto, os pais não associam as competências socioemocionais desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE. Estes resultados realçam a importância da prática das AEC que, devido ao desenvolvimento integral que proporcionam nos jovens, se podem constituir como um fator protetor para uma utilização mais positiva dos MCE. Contudo são necessários mais estudos que possam aprofundar a perspetiva dos pais nesta temática.
Data do prémio | 11 jul. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luísa Campos (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Co-Orientador) |
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- Atividades extracurriculares
- Meios de comunicação eletrónicos
- Competências socioemocionais
- Pais
- Fatores protetores
Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos: um estudo exploratório com pais de jovens do 3º ciclo
Tavares, M. M. A. (Aluno). 11 jul. 2022
Tese do aluno