Relação entre a participação em atividades extracurriculares e o uso dos meios de comunicação eletrónicos
: um estudo exploratório com instrutores de jovens do 3º ciclo

  • Mariana Fernandes Teixeira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo, que integra o projeto Media Activity and Mental Health, teve como principal objetivo explorar a perceção dos instrutores relativamente ao papel das competências socioemocionais (CSE), desenvolvidas nas atividades extracurriculares (AEC), para uma utilização mais positiva dos meios de comunicação eletrónicos (MCE). Foi utilizado um Questionário Sociodemográfico e de Caraterização das Atividades Extracurriculares dinamizadas pelos Instrutores e um Guião de entrevista Focus Group. Participaram no focus group seis instrutores de jovens do 3º Ciclo do Ensino Básico, que dinamizavam as seguintes AEC: catequese, escutismo, dança, futebol e basquetebol. Os principais resultados sugeriram que: os instrutores não associaram as CSE desenvolvidas nas AEC a uma utilização mais positiva dos MCE; os instrutores consideraram que a utilização dos MCE contribui positivamente para a prática das AEC e que estas últimas, por sua vez, ajudam a evitar o uso dos MCE. Estes resultados reforçam a pertinência do presente estudo, bem como a necessidade de uma maior literacia dos instrutores, no sentido de compreender que as CSE desenvolvidas nas AEC poderão ser canalizadas para uma melhor utilização dos MCE.
Data do prémio10 jul. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLuísa Campos (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Co-Orientador)

Keywords

  • Atividades extracurriculares
  • Meios de comunicação eletrónicos
  • Competências socioemocionais
  • Instrutores

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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