Esta investigação correlacional propôs-se estudar a relação entre os níveis de ansiedade, as competências de coping e a qualidade de vida, numa amostra de 92 sujeitos institucionalizados e não institucionalizados, de forma a entender melhor a relação entre as variáveis em estudo. Ao nível das hipóteses procurou-se estudar as diferenças ao nível da ansiedade, coping e qualidade de vida. Analisaram-se ainda as influências entre o género, no que diz respeito à ansiedade, coping e qualidade de vida; as diferenças entre os sujeitos institucionalizados e não institucionalizados relativamente à ansiedade, coping e qualidade de vida; diferenças entre os níveis de formação relativamente à ansiedade, coping e qualidade de vida e por último as diferenças entre o estado civil no que diz respeito às variáveis em estudo. Estas hipóteses foram testadas com o auxílio de um questionário sociodemográfico, do Inventário de Ansiedade Estrado-Traço (STAI; Spielberger, 1979; versão portuguesa adaptada por Ponciano, 2001), para avaliar a ansiedade, o Brief Cope (Coper,1997; versão portuguesa adaptada por Ribeiro & Rodrigues, 2004), para avaliar o coping e o Questionário de Saúde reduzido (SF-36; Ware, Snow, Kosinski & Gandek, 1993; versão portuguesa de Ferreira,2000), para avaliar a qualidade de vida. Os resultados da nossa investigação indicam que os sujeitos que apresentam uma maior ansiedade, apresentam menores estratégias de coping e menor qualidade de vida. De igual forma, os resultados indicam que os sujeitos institucionalizados não apresentam diferenças relativamente aos não institucionalizados no que se refere á ansiedade e qualidade de vida.
Data do prémio | 31 mar. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Eleonora Cunha Veiga Costa (Supervisor) & Domingos Júlio Gomes Alves Ferreira (Co-Orientador) |
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- Ansiedade
- Coping
- Qualidade de vida
- Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Relação entre ansiedade, coping e qualidade de vida em pacientes institucionalizados e não institucionalizados
Correia, M. F. D. S. (Aluno). 31 mar. 2015
Tese do aluno