Relação entre os motivos e o uso problemático da internet com o bem-estar
: um estudo com jovens adultos

• João Henrique da Silva Carneiro (Aluno)

O acesso à internet tem-se tornado parte do quotidiano das pessoas, fruto daevolução global da tecnologia e da sociedade. A população jovem sido alvo particular de atenção, especialmente pelo seu uso problemático. Atendendo à popularidade da internet, a atenção aos motivos que levam ao seu uso é um aspeto central para compreender o fenómeno, particularmente quando este é problemático, sabendo-se ainda pouco sobre a sua relação com o bem-estar das pessoas que a usam. Considerando a escassez de estudos sobre estas temáticas, o objetivo deste estudo consiste em explorar a relação entre a motivação dos jovens adultos para o uso da internet, o seu uso problemático e o bem estar.A amostra deste estudo foi constituída por 320 participantes com idadescompreendidas entre os 18 e os 25 anos. Para este estudo, os instrumentos utilizados foram o questionário sociodemográfico, a Escala do Uso Problemático Generalizado da Internet (UPGI), Escala do Bem-Estar Pessoal (EBP), Escala do Bem-Estar Psicológico (EBEP-42) e o Questionário de Motivos para Uso da Internet (QMUI) como adaptação do Questionário dos Motivos para o Jogo Online. Os resultados consistiram na existência de diferenças estatisticamente significativas entre o UPGI e os motivos em função do sexo, com pontuações superiores no sexo masculino. Encontrou-se, também, uma relação positiva entre os diferentes motivos e o UPGI, assim como uma relação negativa entre oUPGI, e ainda com os motivos, com os níveis de bem-estar. Os resultados são discutidos à luz da literatura, esperando ajudar para uma melhor compreensão deste fenómeno.
Data do prémio26 jan 2022
  • Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais
SupervisorPaulo César Dias (Supervisor)

• Uso problemático da internet